Chef Sérgio lança curso para escolas 1m2m4r
Tradição 82j3p

Do que adianta mantermos a cultura os costumes se não conseguimos nos livrar dos vícios comportamentais que nos foram ados de geração em geração?
Os vícios comportamentais não podem perpetuarem-se pelo tempo com a desculpa de que faz parte da cultura, dos costumes. Estes vícios, fala grosseira quase aos gritos que assustam e oprimem outras pessoas não podem e nem devem mais fazer parte dos costumes e da cultura de nossa terra.
Precisamos sim nos desenvolvermos socialmente sem perdermos a essência de nossas tradições europeias, mas demonstrando cada vez mais que somos corteses e educados.
No grande encontro de amigos, “Mangia Parole”, ficou evidente que ainda não conseguimos nos livrar destes vícios. Pessoas que deveriam dar
exemplo acabam por cometer atos “promíscuos” como o de mijar nas paredes da igreja matriz, fora o fato de que acabaram por participar do mesmo de forma muito ativa e deixando aflorar estas grosserias, depois de ingerirem de forma excessiva bebidas alcóolicas.
Não tiramos aqui, o mérito dos que com afinco buscam, e voluntariamente, desenvolver
atividades culturais e comunitárias, só queremos que estes possam ser reconhecidos pelos seus méritos e não por seus erros. E tem um agravante, além de trabalhar voluntariamente quem organiza não bebe, não se diverte, segue à risca os acordos e programações, se preocupa para que tudo dê certo e que o sucesso seja um orgulho para si e para os demais. Isso não é fácil.
Mas o brilho sempre aparece, como nesse regaste da Festa Per Tutti.
Tudo começou no dia 24.08.1991 quando o Rotaract Club de Ascurra criou a “Associacione Veneta”. A Festa ocorreu no mesmo ano de fundação da entidade e durou apenas uma noite na Sociedade Sete de Setembro. Um jantar italiano com algumas
apresentações culturais e eleição da rainha. No ano de 1994 a parceria com a Prefeitura deixou a festa grande e irada.
Com a criação da Associação Per Tutti mudou também o nome da festa e a mesma ou a acontecer no centro de eventos.
Hoje a Festa Per Tutti volta a sua função de divulgar a cultura italiana, bem maior do que era no início.
Parabéns aos idealizadores e aos que lutam para a manutenção da cultura ascurrense.
Deixe seu comentário 3x6qs