Chef Sérgio lança curso para escolas 1m2m4r
O ensino da gastronomia próximo à base curricular 105v5z
Jovens na cozinha. A ideia parece antiga, porém, ganha caráter inédito quando vem acompanhada de um projeto pedagógico com metodologia fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteia a educação no Brasil. O curso TechChef une a família, promove a saúde e estimula habilidades essenciais para a vida, como organização, criatividade e trabalho em equipe, ingredientes que não podem faltar na receita de formação escolar da juventude.
À frente do projeto está o renomado chef Sérgio Hening, um otaciliense, formado em Sociologia, mas que há dez anos trocou a sala de aula pelas cozinhas Brasil afora e até do exterior, onde prepara verdadeiros banquetes para grandes eventos familiares e corporativos, além de oferecer consultoria na área.
Há dois anos, Sérgio formatou o curso TechChef, que leva para dentro das escolas o aprendizado da gastronomia de forma lúdica, unindo culinária e tecnologia em uma
experiência interativa inovadora. O curso tem parceria da Tramontina, uma das maiores companhias de utensílios domésticos do Brasil, que coloca à disposição o Guru Tramontina, um fogão por indução operado por aplicativo, que guia os alunos em cada
etapa das receitas com segurança, precisão e facilidade, e a Robomind, uma empresa
desenvolvedora de tecnologia voltada para a área da Robótica Educacional.
O curso completo do TechChef é de 32 aulas de 90 minutos cada, dividido em quatro
módulos progressivos: Aprendiz, Cozinheiro, Sous Chef e Chef. Ao final de cada módulo, o aluno recebe um certificado e a formatura se dá num jantar especial preparado pelos jovens cozinheiros para os pais, onde são entregues os diplomas de conclusão e o livro de receitas do TechChef. Há, ainda, uma plataforma on-line onde o aluno pode ar
as 32 receitas preparadas durante o curso e outras 300.
A grande sacada do TechChef, explica Sérgio, é a metodologia fundamentada na BNCC “Isto vai permitir, no futuro, incluir o TechChef no currículo escolar nacional”, observa. Sérgio lembra que os jovens de hoje enfrentam sérios problemas como distúrbios alimentares, anorexia e má alimentação. “Nós desenvolvemos as 32 receitas com objetivo das crianças conhecerem melhor os alimentos e suas propriedades e entenderem o modo de preparo”, argumenta.
Sérgio capacita, em dois dias, os professores que vão ministrar os kits e conduzir as 32 aulas, garantindo autonomia para a escola. Os insumos usados são os mesmos da merenda escolar.
A primeira experiência do TechChef foi na Rede de Ensino COC, em Balneário Camboriú e Itajaí. Na rede pública, a Prefeitura de Camboriú foi a primeira do país a comprar o curso, que deve ser lançado ainda este mês.
Sérgio ofereceu o curso à Prefeitura de Apiúna e está aguardando as conversas avançarem.
“Conversei com o vice-prefeito, Jean Benvenutti, pois a minha ideia é que Apiúna implante o projeto breve, estando entre os primeiros municípios a implantar o TechChef”, finalizou.
Foto CHEF: Divulgação projeto TechChef
Legenda: Estudantes em sua primeira experiência culinária
Texto baseado em reportagem do Jornal Metas de Gaspar
Deixe seu comentário 3x6qs