Chef Sérgio lança curso para escolas 1m2m4r
AS RAINHAS DAS FESTAS ITALIANAS DE ASCURRA v4s5c

ALDO PERCY TOMIO – Empresário e Incentivador da Cultura Italiana de Ascurra 536s71

As festas com caráter cultural costumam eleger suas rainhas. A vencedora representará a cidade nos eventos de divulgação. Ascurra tem tradição em suas festas e muitas foram as meninas que concorreram ao longo dos anos. Vamos tratar aqui apenas das festas voltadas para a tradição italiana.
A primeira festa com este objetivo foi a Festa do Arroz. Foi criada em 1984 e organizada pela Juva (Juventude Unida do Vale Ascurrense) e prefeitura municipal. Teve duas edições e depois não foi mais realizada. O objetivo principal era evidenciar a principal cultura agrícola da cidade e a cultura italiana.
Primeira Festa do Arroz – A primeira festa ocorreu no dia sete de julho de 1984. A rainha eleita foi Odete Dolores Moretto, moradora do bairro Vila Nova. O desfile foi no salão paroquial da igreja matriz de Ascurra. Na época Odete contava com dezesseis anos.

Segunda Festa do Arroz – A segunda Festa do Arroz ocorreu do dia 27 de abril a 05 de maio de 1985. A eleição da rainha foi no dia 04 de maio. Ivanildes Felippi, moradora do bairro Vila Nova venceu a disputa. O desfile foi no ginásio de esportes do então bairro Tamanduá.
A retomada cultural com eleições de rainhas voltou a acontecer somente no ano de 1992. Um ano antes, em 24 de agosto de 1991, por iniciativa do Rotaract Clube de Ascurra, foi criada a Associazione Veneta di Ascurra. Esta nova entidade tinha por objetivo promover a cultura italiana na cidade. Foi então que em 28 de março de 1992 aconteceu a primeira Festa da Associação. O evento teve o nome de Veneti in Ascurra em homenagem a maioria dos imigrantes que colonizaram a cidade.

Primeira Festa da Associazione Veneta di Ascurra – Adriana Viviani do bairro Ribeirão São Paulo foi coroada. O desfile aconteceu na Sociedade Sete de Setembro.

Segunda Festa da Associazione Veneta di Ascurra – Para a segunda festa o evento teve três dias. Cinco, seis e sete de agosto de 1994. Nesta segunda festa a Ass. teve o apoio da prefeitura municipal de Ascurra A animação do baile foi com a banda de Rodeio “Giro in Itália”. Amanda Gerusa Bona foi a rainha.

Festa Per Tutti - No ano seguinte a prefeitura de Ascurra ou a assumir a festa que era organizada pela Ass. Veneta. Com este apoio a festa alcançaria maior projeção e qualidade. O nome da festa “Veneti in Ascurra” foi trocado em reunião conjunta da prefeitura e Ass. Veneta. Várias sugestões de nomes e enfim o escolhido foi Festa Per Tutti. A troca foi necessária pois o nome anterior não havia agradado a todos os membros da Ass. Veneta e prefeitura. Um nome que soasse melhor era necessário. Depois da escolha do nome então foi criada a Associação Per Tutti. Esta tinha por objetivo organizar as festas. A Ass. Veneta participaria na parte cultural já que detinha o conhecimento da área. Em 1995 então a festa tinha uma proporção bem maior. O local também mudou. Neste ano já tínhamos o Centro de Eventos Per Tutti construído pela prefeitura. O novo espaço tornou-se um dos melhores do Vale do Itajaí. Para esta primeira Per Tutti Amanda Gerusa Bona foi mantida como rainha.
As próximas Festas Per Tutti - Para as demais rainhas da Festa Per Tutti vamos agora relacionar por ano que foram realizadas:

1996 – Leila Bauer foi eleita rainha e permaneceu por dois anos. A eleição aconteceu no dia 20 de julho. O local do desfile foi na Sociedade Sete de Setembro. Leila era moradora do bairro Ilse.

1998 – Giovana Berlanda eleita rainha em maio no Centro de Eventos Per Tutti. Residia no centro e permaneceu com a coroa por dois anos.

2000 – Gisele Janice Custódio, moradora do Bairro Estação foi a rainha eleita este ano. O evento ocorreu no Centro Eventos Per Tutti na data de 13 de maio.

2001 – Silvana Leite eleita rainha no mês de maio. Era moradora do centro da cidade.

2002 – Simone Buzzi eleita rainha dia 12 de maio no primeiro Festival do Vinho de Ascurra. O local da festa foi no Centro de Eventos Per Tutti.

2003 – Juliana Thaysa Depiné foi eleita rainha no dia 12 de abril de 2003 no segundo Festival do Vinho de Ascurra. Era moradora do bairro Ribeirão São Paulo.

2004 – Fabíola Chiste eleita rainha no dia 10 de abril. O local foi no Centro de Eventos Per Tutti. A eleição ocorreu no Festival do Vinho que antecedia a Festa Per Tutti. Era moradora do centro na ocasião.

2005 – Andreia Weingartner foi a rainha deste ano. Era moradora do bairro Vila Nova na época. Foi indicada pelo próprio bairro para concorrer.

2006 – Ane Marjorie Pessotti eleita rainha deste ano. A eleição foi no Centro de Eventos Per Tutti. Ane era moradora do bairro Estação.

2008 - Mônica Franciele Debarba eleita rainha para os próximos dois anos. Era moradora do bairro Estação. A eleição foi Centro de Eventos Per Tutti

2010 - Rainha eleita foi Jeanete Habitzreuter, moradora do bairro Monte Alegre. A eleição foi no dia 15 de maio e Jeanete permaneceu com a coroa por dois anos.

2012 - Rainha eleita foi Carolina Pessotti do bairro Vila Nova. A eleição foi no Centro de Eventos Per Tutti em maio.

2014 - Tuana Machado eleita rainha neste ano. O evento ocorreu na Sociedade Sete de Setembro no dia 07 de março. Tuana era moradora do bairro Tamanduá e permaneceu com a coroa por dois anos..

2016 - Morgana Inês Faes eleita rainha neste ano. A eleição foi na Sociedade Sete de Setembro.

2017 - Tatiana Lorenzi eleita rainha neste ano. A eleição foi no Centro de Eventos Per Tutti no dia 20.08. A jovem era moradora do Bairro Tamanduá.

2019 - Lidiane Carvalho de Oliveira foi a rainha eleita na data 25 de agosto. Era moradora do bairro Vila Nova. O local da eleição foi no Centro de Eventos Per Tutti.

2022- A rainha eleita foi Morgana Dolzan do bairro Estação. O evento aconteceu no Centro de Eventos Per Tutti no dia 14 de julho.
Ascurra procura ao longo dos anos manter viva sua tradição. Os usos e costumes, como o dialeto Vêneto falado, jogos de mora, grupos de canto e gastronomia ainda são muito fortes na cidade. As rainhas têm a grande missão de divulgar toda essa cultura durante as festas na cidade e demais localidades do estado e Brasil. Só assim seremos conhecidos e irados por todas as etnias que fazem o Brasil grande culturalmente.
Deixe seu comentário 3x6qs