Chef Sérgio lança curso para escolas 1m2m4r
A palavra legado ainda está ligada a grandes personalidades. Muitos de nós refletimos que deixar um legado não é para pessoas comuns, é para os gênios, ou pessoas marcantes da história que tinham algo especial. Mas o legado que aqui vamos expor não esgotando o assunto, pois é amplo. É o legado que compartilhamos de nossas experiências, aprendizados e sabedorias adquiridas com autenticidade.
Como exemplo numa consulta de uma cliente que perdeu o pai, durante a conversa ela começou a refletir das coisas simples que aprendeu com o pai em vida que deixava ela mais tranquila com a perda. A pergunta é qual é o meu legado? Ou vai esperar reconhecimento para doar o seu melhor é perder tempo e energia, quando perceber está na dor da solidão.
Quando temos a sensação de algo errado, um vazio existencial que nos domina dia a dia. Uma ausência de sentido, ficamos alienado, ausente por efeito do egoísmo. Acreditamos que temos de ser perfeitos, ou acontecer alguma mágica para deixar um legado. É uma ilusão egoísta que tem levado o ser humano se esvaziar de si, reflexo de uma convivência pela desconexão interna. Pois o que vivenciamos no dia a dia é complexo pelo fato que nosso foco e preocupação está só em nós mesmos.
A indiferença é uma palavra pesada, revela a incapacidade de considerar o outro. Mas refletir sobre e flexibilizar a nossa imagem, bem como as exigências de ser uma boa pessoa ou adequada para isso, reconhecer que todos nós temos algum traço de indiferença. Mas não é algo central da nossa personalidade.
Nos relacionamentos somos tão indiferentes ao outro que quando não somos atendidos, a nossa tendência é descartar o outro, queremos alguém perfeito em todos as nossas expectativas.
Para nos conectarmos mais profundo é preciso investir no nosso interior e ver os potenciais latentes, que ainda estão adormecidos. E de novas formas para “ser no mundo” com mais relacionamentos profundos consigo mesmo e ao nosso entorno. Nos colocarmos em relações profundas interpessoais.
Bibliografia: Reikdal, Marlon. Qual é o seu Legado? Entrega, compromisso, autodescobrimento. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
Filmografia: “Antes do Amanhecer” – Lançamento – 1995.
Deixe seu comentário 3x6qs